quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Histórico da Escola



Histórico da Escola


O Colégio Técnico Agrícola de Adamantina foi criado pelo Decreto 52.553 de 06/11/1970, publicado em DOE de 07/11/1970, página 4 e iniciou seu funcionamento no início de 1971. Em 1976, através da Resolução SE-31 de 28/01, publicada em DOE de 29/01/76  foi transformada em Escola Estadual de Segundo Grau Engenheiro Herval Bellusci.

Herval Bellusci era um jovem adamantinense formado em Agronomia, que faleceu, aos 24 anos, em acidente automobilístico. Era filho de uma família tradicional e pioneira de Adamantina. A determinação do nome da Escola foi feita através de indicação do prefeito Hélio Micheloni, que administrava a cidade naquela época, em homenagem à família Bellusci como reconhecimento das contribuições prestadas à comunidade adamantinense. 

A partir de 1985 teve a denominação alterada para Escola Técnica Agrícola de Segundo Grau (ETAESG) Engenheiro Herval Bellusci, conservando tal denominação até 1994, quando foi incorporada ao Centro Paula Souza, passando a figurar como Escola Técnica Estadual (ETE) Engenheiro Herval Bellusci.
Atualmente a denominação utilizada é Etec Engenheiro Herval Bellusci, por força da Lei Complementar 1044/2008.

A Escola está localizada no Bairro Boa Vista, distante dez quilômetros da cidade de Adamantina, numa área equivalente a 78,14 ha. explorados pela Unidade conforme Lei Complementar Municipal nº 119 de 17/12/2008. Abriga 90 alunos em regime de residência e desenvolve os seguintes Projetos Pedagógicos: Ovinocultura, Bovinocultura-Leite, Bovinocultura-Corte, Avicultura de postura, Avicultura de corte, Suinocultura, Cunicultura, Fábrica de Ração, café, cana-de-açúcar, feijão, amendoim, eucalipto, Fruticultura (banana, acerola, coco, goiaba), Horta Orgânica, Recomposição da Mata Ciliar, Agroindústria.
Os cursos de Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, Técnico em Agropecuária, Técnico em Agronegócio e Técnico em Meio Ambiente são oferecidos pela Unidade neste primeiro semestre de 2014.

A Etec mantém uma classe descentralizada na cidade de Bastos, através do Plano de Expansão II do Governo do Estado, onde são oferecidos os cursos de Técnico em Administração, Técnico em Segurança do Trabalho, Técnico em Contabilidade, Técnico em Finanças e Técnico em Recursos Humanos. 

A ETEC é muito conhecida na região e também nos Estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Paraná, de onde provem boa parte da sua clientela.

Anualmente, são formados em média cem alunos nos cursos acima citados.

A Escola participa dos eventos do município e região, sendo destaque na Expoverde - Exposição Agropecuária, Industrial e Feira do Verde de Adamantina, Festa do Ovo em Bastos, onde participa como expositora de ovinos, bovinos e suínos e nos estandes de divulgação da Instituição, além de apresentar projetos desenvolvidos pelos alunos e no CIC-FAI - Congresso de Iniciação Científica das Faculdades Adamantinenses Integradas em Adamantina.  Também possui parcerias com diversas empresas do município e da região para realização de estágio.