terça-feira, 19 de setembro de 2017

Alunos e Professor da ETEC - Realizam a 5º SIPAT - Evento rendeu Moção da Camara

A Escola Técnica (Etec) Engenheiro Herval Bellusci, através dos alunos do curso Técnico em Segurança do Trabalho (3º módulo) e coordenador do curso professor Bruno Moreira da Silva da Classe Descentralizada de Bastos, organizou e realizou a 5ª SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho). O sucesso do evento, promovido entre os últimos dias 23 e 25, no salão social da Acerb, em Bastos - quando a Classe Descentralizada de Bastos ainda era coordenada pelo professor Paulo Abdias da Silva Júnior, rendeu uma Moção na Câmara Municipal de Bastos.

A coordenadora da Classe Descentralizada de Bastos, Roseli Santana Dantas, que assumiu o cargo recentemente, lembra que “a SIPAT representa o período onde são realizadas atividades direcionadas a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais. A Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho é uma das atividades obrigatórias para todas as Comissões Internas de Prevenção de Acidentes – CIPA – das empresas”.

Roseli Santana Dantas acrescenta que o principal objetivo da SIPAT “é promover conhecimento e conscientizar os trabalhadores sobre prevenção de acidentes, saúde e segurança no local de trabalho. Esta é uma oportunidade também de reforçar o programa de treinamento já realizado, através de palestras dinâmicas, gincanas, sorteios e outras atividades”.

Foram realizadas, durante a 5ª SIPAT, uma série de palestras: “Importância do Técnico em Segurança do Trabalho nas Empresas” ministrada por Eduardo Lima – técnico em segurança do trabalho da Granja Yabuta; “Ergonomia Prática no Dia a Dia, com o palestrante João Carlos Vicheti, médico fisioterapeuta do trabalho e ergonomista; “Doenças Sexualmente Transmissíveis” com Kleber Lopes de Souza, enfermeiro pós graduado em enfermagem do trabalho; “Primeiros Socorros” ministrada por Thiago Donizete Bustamante, engenheiro de segurança do trabalho e membro do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo; e “Vencendo o Impossível, com o palestrante Fernando Rosalvo, técnico em segurança do trabalho do Frigorífico BETTER BEEF e vencedor do prêmio DUPONT de Segurança e Saúde do Trabalhador.

Além dos alunos da Etec Engenheiro Herval Bellusci - Classe Descentralizada de Bastos – que frequentam os cursos Técnico em Segurança do Trabalho (módulo 3), Técnico em Recursos Humanos (módulos 1 e 3), Técnico em Administração (módulo 2) e Técnico em Contabilidade (módulo 1) -, a 5ª SIPAT foi prestigiada pela coordenadora do curso de Gestão e Negócios – professora Eliane Fantin Leite, coordenador do cursos de Gestão e Negócios na área de Contabilidade – professor Cleiton Alves da Silva e coordenador do curso Técnico em Segurança do Trabalho – professor Bruno Moreira da Silva, e demais professores e alunos da unidade de ensino local.

A 5ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho foi prestigiada ainda por membros da comunidade local, autoridades do município – prefeito, vice-prefeito, vereadores e secretários municipais - e por representantes da empresa no ramo de equipamentos de proteção individual – MD EPI Ferragens de Bastos, que contribui com o evento expondo seus equipamentos.

Moção

O sucesso do evento rendeu uma Moção na Câmara Municipal de Bastos. A Moção nº 026/2017, proposta pelo presidente da Câmara Kleber Lopes e aprovada por unanimidade de votos na 9ª Sessão Ordinária, manifesta os votos de congratulações e agradecimentos à Etec Engenheiro Herval Bellusci - Classe Descentralizada de Bastos e ao professor Bruno Moreira da Silva pela realização e organização da 5ª Semana Interna de Prevenção e Acidentes do Trabalho.

A Moção ressalta ainda que a SIPAT é um evento de grande importância para o município, “por ser um momento oportuno para que os agentes produtivos busquem capacitação de seus colaboradores, se integrem a outros membros e divulguem seus produtos”, e foi de grande importância, “uma vez que os participantes obtiveram mais conhecimento e foi realizado um trabalho de conscientização a assuntos pertinentes à segurança e saúde no trabalho e qualidade de vida através de palestras, vídeos de patrocínios e exposição de EPI´s, além de sorteios de brindes”.